quarta-feira, 1 de junho de 2016

Instituição da Pró Reitoria da Faete





Decreto Episcopal Livro 001 / Ata 088

O reitor é o diretor principal de certos tipos de instituições de ensino, em especial as universidades, nas quais cada faculdade possui o seu próprio diretor e o reitor dirige a todos. Da mesma forma, a reitoria é normalmente considerada o órgão executivo máximo em uma universidade. O pronome de tratamento para reitor é Vossa Magnificência (V. M.).

Atualmente, dada a grande dimensão que muitas universidades possuem, existe abaixo do reitor a figura do pró-reitor (assim como daspró-reitorias), um acadêmico responsável pela direção de uma determinada área de atuação da instituição em questão, como apesquisaextensão ou a graduação.

Durante atos solenes, o reitor veste as tradicionais roupas do protocolo acadêmico, as vestes talares. As vestes talares, as quais remontam ao cerimonial multissecular da Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares, são formadas por quatro peças: beca na cor preta, samarra na cor branca, capelo na cor branca e colar doutoral.

Usa-se a samarra branca porque simboliza a junção de todas as áreas de conhecimento da universidade e a pureza que deve nortear os atos do reitor. O capelo é indicativo do poder institucional e temporal inerente ao seu cargo. Já colar doutoral é o símbolo da união e da integração que une as unidades universitárias e os demais órgãos da universidade na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade.

A partir desta data fica nomeado como Pro-Reitor da FAETE (Faculdade Episcopal de Teologia), Sua Excelência Reverendíssima Bispo Dom Jefferson Anselmo Rodrigues dos Santos Junior sendo sua posse Acadêmica marcada para a solenidade de 09/07 de 2016.

Dado e traçado na Cidade de Japeri, Estado do Rio de Janeiro em 01/*06/2015.

Dr Elias Batista Nogueira - Reitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário